quarta-feira, 26 de outubro de 2011


CLASSE HOSPITALAR E A PRÁTICA DE PROJETOS
O presente trabalho será apresentado no X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, que ocorrerá na PUCPR nos dias 07 a 10 de Novembro do ano corrente.
A partir dessa iniciativa a classe hospitalar do estado do Pará ganha novas dimensões participando de congressos e seminários, propondo discussões que visam a interação entre metodologia e prática de projetos no ambiente hospitalar. 

 FESTEJANDO A CULTURA POPULAR NA ESCOLA HOSPITALAR
DO HOSPITAL METROPOLITANO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM BELÉM-PA

SALDANHA, Gilda Maria Maia Martins – UFPA
VILHENA, Eliana Pacheco Vilhena ­­– SEDUC­/PA
MOTA, Denise Correa Soares da – SEDUC­/PA
SOUSA, Debora Regina Melo de – SEDUC­/PA

Eixo Temático: Pedagogia Hospitalar

Resumo

O presente trabalho visa relatar as experiências exitosas da escola hospitalar que funciona no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência-HMUE, em Belém do Pará. Esse hospital é referência na região norte do Brasil para casos de queimaduras de alta e média complexidades e atendimento aos pacientes politraumatizados. As atividades educacionais foram realizadas pela equipe de educadores da Secretaria de Educação em parceria com a equipe de saúde do hospital. Assim, todo o trabalho pedagógico teve como principal objetivo desenvolver os conteúdos das áreas de conhecimentos, a saber: códigos e linguagens; conhecimento lógico-matemático e natural; e conhecimentos de mundo a partir de expressões da cultura popular da região norte. As atividades foram programadas e concretizadas, tendo como ponto de partida as apresentações em vídeo do Projeto Catalendas. Esse Projeto apresenta episódios de uma série de filmes produzidos pela TV Cultura do Pará em parceria com a Cia. In Bust sobre narrativas dos povos da Amazônia. Também foram realizadas rodas de conversas, oficinas, produção de textos, apresentações musicais, entre outros usando como referências artistas, compositores e escritores da região. Os resultados mostraram que os conteúdos curriculares foram mais bem apreendidos pelas crianças e adolescentes principalmente pelo fato de terem sido relacionados com a suas experiências de vida. Da mesma forma, a realização das atividades de forma coletiva pode ainda proporcionar os seguintes benefícios: troca de experiências mútuas, facilitação do processo de aprendizagem, socialização, contribuição para o crescimento emocional e afetivo dos alunos e principalmente despertou nesses jovens o sentimento de pertencimento e o orgulho do modo de viver do povo amazônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário