terça-feira, 25 de outubro de 2011

CONSTRUINDO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA CLASSE  HOSPITALAR DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
JOÃO DE BARROS BARRETO- HUJBB-BELÉM/PA



AUTORA:

BANHOS, Micheline de Oliveira – SEDUC/PA


CO-AUTORAS:
TAVERNARD, Edimeire Pastori de Magalhães – SEDUC/PA

ABE, Marta Santiago – SEDUC/PA
BARBOSA, Miriam Cristina Melo – SEDUC/PA





Resumo 



O presente trabalho dispõe a respeito das atividades pedagógicas desenvolvidas na classe hospitalar, do Hospital Universitário João de Barros Barreto, Belém/Pará. A referida classe atende pacientes internados, provenientes, em sua maioria, do interior do estado, acometidos, em grande parte, de doenças infectocontagiosas. As atividades educacionais foram realizadas pela equipe de educadores da Secretaria de Estado de Educação. O relato representa o trabalho de elaboração de histórias em quadrinhos pelos alunos/pacientes tendo como temática o Dia da Árvore. Para o desenvolvimento das atividades foram realizadas rodas de conversas, oficinas, produção de textos, produção de figuras, manuseio de netbooks, acesso à internet, utilizando-se como referência o local de origem dessas crianças. Os resultados mostraram que o conteúdo trabalhado foi bem assimilado pelas crianças e adolescentes e serviu de estímulo para a criação de outras histórias. Da mesma forma, a realização das atividades de forma coletiva proporcionou um melhor entendimento do conteúdo trabalhado, contribuiu para estreitar os laços de amizade, beneficiou a socialização de vivências, despertou a imaginação das crianças e as incentivou a escrever as histórias em quadrinhos.



Palavras-chave: classe hospitalar, educação, histórias em quadrinhos.



OBJETIVOS

            O objetivo principal do mesmo foi desenvolver os conteúdos curriculares do mês de setembro do ano corrente por meio da criação de histórias em quadrinhos pelos alunos pacientes do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB).

            De maneira específica buscou-se:

- Desenvolver nos alunos internados a habilidade de interpretação de temas.

- Estimular à escrita e o domínio da linguagem.

- Proporcionar a pesquisa na internet sobre o tema exposto e discutido em sala de aula ou no leito.

- Confeccionar histórias em quadrinhos sobre a temática discutida, usando o seu imaginário.

- Expor as histórias em quadrinhos em formato de gibis para toda a classe hospitalar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário