domingo, 22 de agosto de 2010













Inauguração do Núcleo de Apoio de Enfermo Egressos-Classe hospitalar

Ocorreu na última quarta-feira a inauguração do NAEE mais uma ação da classe Hospitalar que atenderá pacientes egressos do hospital Ofir Loyola através da educação de jovens e adultos. Agora, essas pessoas terão mais um motivo para continuar lutando contra a enfermidade que lhes acomete.

terça-feira, 17 de agosto de 2010


Programa Prosseguir em mais uma meta alcançada.
No Próximo dia 18/08/10 às 15h, será inaugurado mais uma unidade de atendimento do Programa Prosseguir no NÚCLEO DE APOIO AO ENFERMO EGRESSO – NAEE (Casa de Apoio dos Pacientes do Hospital Ophir Loyola).

Este atendimento caracteriza-se como Atendimento Domiciliar, uma vez que os pacientes permanecem nesta unidade por um longo período,(de 3 meses a 1 ano) em função do tratamento que são submetidos.

Vale lembrar, que a clientela atendida são adolescentes, adultos e idosos e o atendimento pedagógico será pautado na Educação de Jovens e Adultos, além de oficinas de artesanato, pinturas e artes de modo geral. Inicialmente serão contemplados 20 pacientes que ora se encontram nesta unidade de apoio.



sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Inclusão Digital e Alfabetização - Abrigo João Paulo II
NTE Belém Profº Mário Thomaz e Programa Prosseguir

Teve início no dia 12/08/2010 o curso de Inclusão Digital para os alunos da escolinha de Jesus do Abrigo João Paulo II, que faz parte do Programa Prosseguir. O curso está sendo ministrado pela professora Micheline Banhos (NTE Belém Profº Mário Thomaz) com a colaboração das professoras Ana Rita Fontes, Márcia Quaresma e Alexandra Duarte (Programa Prosseguir) e consiste em conteúdos de informática básica associados aos conteúdos de Alfabetização, Artes e Educação Física, ou seja, ao mesmo tempo em que os alunos estão aprendendo informática estão desenvolvendo, também, atividades das disciplinas regulares, principalmente se alfabetizando através do computador. São utilizados entre os recursos o editor de texto no qual os alunos podem teclar e conhecer as letras, dando enfase à leitura de pequenos textos produzidos por eles.
Em relação à disciplina Artes eles irão aprender a acessar a internet e buscar o conhecimento sobre pintura, imagens, formas, cores e até mesmo visualizar obras de autores famosos do Brasil e outros países .  Em  Educação Física irão aprender sobre o corpo, através de pesquisas buscando melhorar seus hábitos para adquerir qualidade de vida.
Este é um projeto idealizado pelo NTE Belém profº Mário Thomaz em parceria com o Programa Prosseguir, visando a utilização das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino para alunos  hansenianos com dificuldades motoras, cognitivas e psicológicas em virtude das sequelas  deixadas pela  doença, mas que muito têm demostrado interesse em aprender e fazer parte desse mundo digital, mostrando que nada é impossível apesar das dificuldades.

Imagens:



Uma conversa sobre acessibilidade...

Segundo dados do IBGE (2000) no Brasil existem aproximadamente 24,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência e durante muito tempo essas pessoas eram consideradas incapazes de exercer qualquer tipo de atividade, principalmente as que exigiam locomoção. Com o passar dos anos as discussões começaram a surgir sobre o assunto e com o advento das tecnologias houve uma evolução, mesmo que tardia, sobre o entendimento de que essas pessoas podem e devem exercer atividades normais no seu dia-dia, desde que sejam criadas condições físicas para isso.
O primeiro entendimento começou a surgir a partir da década de 60 e atualmente houve um avanço muito grande nesse sentido, garantindo direitos básicos de locomoção a essas pessoas, com base no direito de ir e vir de todo cidadão, pois o passo inicial para as mudanças de ações sobre o tema da deficiência foi a conscientização da sociedade de que os portadores de deficiência física ou mental são cidadãos e têm os mesmos direitos de inclusão como qualquer outra pessoa considerada normal.
Com a criação de termos como acessibilidade, ajuda técnica e desenho universal criou-se várias possibilidades de fazer com que os espaços essenciais à qualidade de vida dos portadores de deficiência como a escola, o local de trabalho, a casa onde moram, as ruas, pudessem dispor de condições de deslocamento, garantindo que esses espaços se tornassem inclusivos, eliminando todo e qualquer tipo de barreiras para a acessibilidade.
A partir das discussões e do entendimento sobre as deficiências foi possível identificá-las através do Decreto 5296, da seguinte forma: deficiência física, mental, auditiva, visual e múltiplas. Fato esse que possibilitou as Tecnologias Assistivas identificar quais as técnicas e equipamentos que podem ser aplicados para cada situação a que se expõe um portador, facilitando seu desempenho.
Devemos ter evidentemente, consciência que as tecnologias assistivas somente poderão permitir a inclusão social das pessoas portadoras de deficiência se aplicadas corretamente, trazendo ao portador uma sensação de tranquilidade e conforto para que possa desenvolver com segurança e determinação atividades físicas e intelectuais propostas a ele. Para tanto não é suficiente apenas equipar e estruturar o espaço físico, é preciso juntamente trabalhar a conscientização das pessoas para que os portadores de deficiência possam se sentir bem acolhidos e não rejeitados ou incapazes. O diálogo e as discussões nesse sentido são fundamentais para que a inclusão ocorra plenamente.

“ Inclusão é uma consciência de comunidade, uma aceitação das diferenças e uma co-responsabilização para atender às necessidades de outros.”
Stainback e Stainback, 1990

Postado por Micheline Banhos
NTE Belém Profº Mário Thomaz