terça-feira, 30 de março de 2010

Oficina de ovos,maçãs e pirulitos de chocolates da páscoa, que aconteceu no dia 19/03 em comemoração a Páscoa da U. E. Abrigo João Paulo II, com a participação dos residentes e a comunidade atendida pelo Abrigo. A Idéia além de reunir a comunidade do entorno é que  a partir dessa oficina, os alunos (pacientes e ex-residentes) possam dar continuidade na produção de ovos da páscoa, pirulitos e maçãs com coberturas de chocolates, que impulsionem a participação, integração e perspectiva de geração de renda. A Oficina foi ministrada pelas professoras de culinária: Heliana Fontes, Olívia e Cristiane, que são voluntárias do Programa Prosseguir/Abrigo.
No dia 31/03 as 09h haverá a Missa de Páscoa na capela do Abrigo.


Ana Fontes
Professora de Arte / programa prosseguir


                                                                        

quinta-feira, 25 de março de 2010

Colégio Acrópole doa Pijamas ao Prosseguir


As crianças internadas para tratamento de câncer no hospital Ophir Loyola, e que também são atendidas pedagogicamente pelo Projeto Prosseguir, estarão recebendo nesta sexta-feira(26), a doação de diversos pijamas, que o colégio Acrópole fará à todas as crianças.
Muito boa ação!
 
Texto Blog Hospital Ophir Loyola

quarta-feira, 24 de março de 2010


      
      EVENTOS DO PROGRAMA PROSSEGUIR
                           OPHIR LOYOLA

Evento: Michel Jackson Cover - Fábio Resque
Dia
Local
Situação
Observação
25.03.2010
Pediatria, Quimioterapia e Auditório
Confirmado


Evento: Programação da Páscoa
Dia
Local
Situação
Observação
31.03.2010

09.04.2010
Quimioterapia

Pediatria
Confirmado

Confirmado
Coral das crianças
Celebração da Páscoa
Ceia

Evento: Entrega de Netbooks
Dia
Local
Situação
Observação
25.03.2010
Pediatria e Quimioterapia
Confirmado
A entrega dos netbooks deve ser feita pela  Secretaria de Educação


quarta-feira, 17 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

O dia das mulheres foi comemorado com muito entusiasmo pela equipe do Programa Prosseguir no HMUE, no centro de tratamento de queimados. A celebração ocorreu com um café da manhã organizado pela escola e pela terapeuta ocupacional Lilian Barros, na pediatria a comemoração ocorreu com um delicioso coquetel organizado pelas professoras.As mulheres receberam um brinde construido pelos alunos em nossas oficinas.

sexta-feira, 12 de março de 2010

   NTE PROFº MÁRIO THOMAZ E O PROGRAMA PROSSEGUIR ...

O Núcleo de Tecnologia  Educacional Profº Mário Thomaz representado pela professora Micheline Banhos esteve ontém, dia 11 de março, realizando  acompanhamento pedagógico no Hospital Metropolitano junto à equipe de professoras e coordenação do Programa Prosseguir, professora Denise Soares. Ação esta que viabilizará a construção de um projeto destinado à utilização dos 10 netbooks que o programa recebeu como feito da Secretaria Estadual de Educação do Pará, para garantir a manutenção e realização de ações que visam dar continuidade ao brilhante trabalho da equipe do Prosseguir. 
No instante da visita tivemos a oportunidade de presenciar a alegria de um dos pacientes do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Metropolitano que teve o contato com o computador e pôde realizar pesquisa na internet sobre a cidade onde ele vive com sua família. Neste contexto, podemos ter mais uma vez a certeza de que a tecnologia está a disposição  contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e até mesmo emocional desses pacientes, permitindo um contato com o espaço em que eles  vivem , de forma que seja viável a continuidade do ano letivo para estas crianças, mesmo estando no leito a muitos dias.

Micheline Banhos

Veja abaixo as fotos do encontro:




Internet melhora o aprendizado das crianças internadas

Um mundo novo para quem nunca manuseou um computador, ou acessou à internet, essa é a realidade de muitas crianças internadas na Clínica Pediátrica e no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Metropolitano que, agora, têm a oportunidade de aprender e conhecer um mundo novo de uma maneira diferente, utilizando à internet.
No dia 24 de fevereiro, a Secretária de Estado de Educação, Maria do Socorro Coelho entregou, 14 netbooks para apoio pedagógico à Classe Hospitalar do Programa Prosseguir do Hospital Metropolitano. Durante a cerimônia, a secretária falou que os profissionais que estão à frente desse Programa, tanto da área da saúde quanto da educação, têm um compromisso social com essas crianças.   “É um casamento perfeito! Os gestores da área da saúde e da educação entendem, que essas crianças     tem o direito de frequentar a escola. A inclusão digital é um fator importante de cidadania, e esse pequeno instrumento vai facilitar o aprendizado, e aproximar o aluno da família, que muitas vezes mora em outro estado”, discursou.
Ao receber os netbooks, o superintendente do Hospital, Dr. José Miguel Alves Junior, agradeceu a todos que estavam presentes no evento. Em seguida, convidou o aluno da 4ª série do Programa Prosseguir, Edson Junior, que entregou para a secretária uma tela confecciona por ele, com a logomarca do Programa. Muito emocionada, Socorro Coelho, agradeceu o presente e disse que as crianças são um verdadeiro exemplo de superação. “Mesmo internadas, elas conseguem transformar a dor em alegria. Estou muito feliz em presentear as crianças com os netbooks e ao mesmo tempo, também, ser presenteada com esta obra de arte”, finalizou.
A professora Milene Souza, que atua na Classe Hospitalar do Centro de Tratamento de Queimados afirma, que os computadores é mais um recurso que será utilizado para melhorar a qualidade das aulas e o aprendizado das crianças. “É um instrumento de pesquisa, onde as crianças realizam trabalhos de acordo com uma temática mensal elaborada pelo Prosseguir”, disse. A professora acrescentou, que as crianças mostraram-se curiosas e com uma expectativa muito grande em conhecer mais sobre a internet e explorar esse mundo novo. “Mesmo com suas limitações, as crianças estão reagindo muito bem e estão muito felizes!! ”, concluiu.
Na cerimônia, além da secretária de educação, Socorro Coelho e do superintendente do HMUE, Dr. José Miguel, estiveram presentes o diretor de tecnologia da SEDUC, Sr. Luiz Cavalcante; o coordenador de educação especial da SEDUC, Sr. Ademílson Souza; a coordenadora do Programa Prosseguir/SEDUC, Gilda Saldanha; a gerente administrativa, Leila Chamma, representado a Sra. Aline Sampaio, coordenadora do Programa Prosseguir/HMUE; o supervisor do Núcleo de Tecnologia da Informação, Sr. Mário Santos, as professoras Denise Mota, Milene Souza, Débora Sousa, Gleide Chada e Míriam Barbosa, do Programa Prosseguir.

Ascom/HMUE

26/02/2010

quarta-feira, 10 de março de 2010

 

Prosseguir no Atitude ... Imperdível!

O Programa Atitude com Meg Barros, que foi gravado na Escola Prosseguir do Ophir Loyola, vai ao Ar no dia 20 de março(sábado).
Vai ser emocionante...Não Perca!Horários:
- TV RBA, canal 13 (sábado às 10h) e,
- TVM, canal 17, (sábado às 14h e domingo às 11h)

Fonte: Blog Prosseguir Ophir Loyola

Crianças internadas se divertem no “Carna Metrô 2010”

Confete, serpentina, balões e máscaras decoraram o Hall da Clínica Pediátrica do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência. Na manhã da sexta-feira, 12, as crianças internadas na Pediatria e no Centro de Tratamento de Queimados comemoraram, pelo quarto ano, o "Carna Metrô 2010". As professoras do Programa Prosseguir com o apoio do Serviço de Ações Comunitárias e da equipe multiprofissional do Hospital organizaram a festa.
A programação faz parte do calendário lúdico do Hospital e do projeto pedagógico do Programa Prosseguir, onde os professores trabalham com temas geradores durante todo o ano. "Todos os meses trabalhamos com uma temática diferente e, em fevereiro, foi a vez do carnaval", explicou a coordenadora do Programa Prosseguir da SEDUC/HMUE, Denise Mota.
Oficinas - As crianças tiveram a oportunidade de criar seus próprios adereços de carnaval. Desenhos, pinturas, confecção de máscaras, colares e fantasias foram criadas com a ajuda das mães, que acompanharam todo o trabalho. Denise Mota lembrou que estas atividades contribuem para a integração das crianças com os seus familiares, ameniza o sofrimento e a dor, e o melhor de tudo, aproxima a criança da escola, sem que elas percam o vínculo com a sua escola de origem.

Festa - Todas as crianças estavam com abadás de TNT que foram confeccionados pelas costureiras do hospital, exclusivamente para o baile, que teve a participação especial de três voluntários do Grupo de Palhaços Trovadores. Saracura, Black Brechó e Feijão animaram o baile carnavalesco que proporcionou muita alegria e diversão aos pequenos foliões. "Eu nunca tinha brincado em um baile de carnaval. É a primeira vez que desfilo com uma fantasia que eu mesmo fiz", é o que diz o pequeno Matheus Rocha, de oito anos, internado na Clínica Pediátrica.
Pedro Henrique, de seis anos, que veio do Município de Pacajá (PA), diverte-se ao lembrar da festa. "Os palhaços são muito engraçados, é a primeira vez que brinco em um baile de carnaval e eu mesmo fiz a minha máscara de urso e a minha coroa de rei. Gostei muito do desfile e da tatuagem do Homem-Aranha que o palhaço pintou no meu braço".

Ascom/HMUE

15/02/2010


segunda-feira, 8 de março de 2010

Mulher...
Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar
Mulher,
Que luta pelos seus ideais,
Que dá a vida pela sua família
Mulher
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço
Mulher,
Que chora e que ri
Mulher que sonha...
Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
amadas, admiradas todos os dias...

Para você, Mulher tão especial...
Feliz Dia Internacional da Mulher!
(Anônimo)